Como usar o Marketing Digital para a prospecção de Clientes?

O crescimento da internet trouxe oportunidades para os empreendedores realizarem a prospecção de clientes de qualquer parte do mundo, alavancando negócios de todos os tipos.

Mas, para fazer isso acontecer, você precisa entender como funciona o Marketing Digital e como aplicá-lo à sua empresa. Existe uma infinidade de maneiras de aplicá-lo na sua empresa. Vamos ver as principais?

Inbound Marketing

Essa é uma metodologia de prospecção de clientes que vem ganhando muita força nos últimos anos, principalmente no mercado B2B (Business to Business).

No Inbound Marketing, as empresas procuram entender as dores e necessidades das pessoas que desejam atrair. Tudo para que, em seguida, possam  estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas a fim de oferecer uma solução para os seus anseios e desejos.

O Inbound tem como estratégia principal a produção e compartilhamento de conteúdo de qualidade, que agregue valor a um público-alvo específico. Atraindo a atenção dessas pessoas a ponto de transformá-las em clientes.

Através da consistência da produção desse conteúdo, você criará uma  audiência, gerando um canal de comunicação constante com ela. Em outras palavras, a empresa conversa com sua audiência, não somente envia mensagens.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é a estratégia principal do Inbound, mas também pode ser utilizado separadamente, como uma maneira indireta de prospectar clientes.

Seu principal objetivo é produzir e compartilhar conteúdo de qualidade.

Atualmente, as pessoas estão muito mais informadas e, consequentemente,  mais exigentes e criteriosas em suas decisões de compra. Isso aumenta a dificuldade de atrair e manter a atenção de seus potenciais clientes.

Mas, quando você compartilha conteúdos de valor, informações úteis e relevantes, direcionadas ao perfil das pessoas que você deseja atingir, aumenta a chance deles prestarem atenção em você.

Normalmente, estes conteúdos não são destinados a vender diretamente. Eles são usados para informar, educar e construir sua autoridade de mercado, criando uma audiência cativa.

Apesar de ser uma estratégia com resultados não tão rápidos, ela é muito efetiva na prospecção de clientes porque a autoridade funciona como uma alavanca para os negócios.

Quando você é considerado uma autoridade, as vendas acontecem de forma mais fácil e natural.

Esses conteúdos podem ser ministrado de diversas formas. Artigos em blogs, produção de vídeos, podcasts e até mesmo postagens envolventes em redes sociais.

Site Institucional

Dependendo do seu segmento de atuação pode ser interessante acoplar um site institucional junto com o seu Blog.

Primeiro, porque ele vai aumentar a credibilidade do seu negócio, contribuindo para a construção de uma imagem séria e confiável.

Segundo, porque ele também se torna mais um canal onde as pessoas podem  encontrar seus produtos e serviços, de uma forma mais direta.

E, nestes casos, esses visitantes podem ser convertidos em clientes.

Redes Sociais

Os brasileiros adoram redes sociais. E elas se tornaram um ótimo canal para engajar sua audiência. Você precisa construir uma presença nas principais redes acessadas pelo seu público-alvo para poder conversar com ele.

Assim, você poderá fortalecer sua marca, facilitando a identificação das pessoas com os valores e o propósito da sua empresa. Esse passo é cada vez mais necessário para fidelizar seus clientes.

Além disso, você pode usar suas redes sociais como canais de divulgação dos seus conteúdos, direcionando as pessoas para seu Blog ou para suas páginas de vendas, otimizando a prospecção de clientes novos.

SEM e SEO

Quando você deseja pesquisar sobre algum produto ou serviço qual o primeiro lugar que procura? Muito provavelmente o Google, certo?!

Seu cliente potencial também. Daí a necessidade de você incluir na sua estratégia de Marketing Digital as técnicas de SEM e SEO. Vamos ver o que eles significam:

SEM: em tradução livre, quer dizer marketing em sites de busca. Ou seja, você usa publicidade paga no Google para aumentar a sua visibilidade online.

SEO: significa otimização dos mecanismos de busca e abrange um conjunto de ações que visam otimizar o seu site e blog para melhorar seu ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google, de forma que sejam encontrados mais facilmente, de forma orgânica. O SEO está diretamente relacionado e inserido no SEM.

Hoje em dia, o SEM é fundamental em qualquer estratégia digital. Afinal, os motores de busca estão presentes em todas as ações que envolvam mídias pagas ou orgânicas.

O uso correto das palavras-chave, a publicação de conteúdos relevantes e a navegabilidade das páginas estão entre alguns dos fatores que influenciam a posição do seu site nos resultados de pesquisa. Quanto mais próximo do topo, maiores as chances de estabelecer contato com potenciais clientes.

Blog

O blog é uma das principais ferramentas utilizadas pelo Marketing Digital. Tem a vantagem de ser um canal exclusivamente seu de comunicação com o público. Ou seja, você pode publicar o que quiser, como quiser, a hora que quiser.

Blogs também são muito fáceis de serem editados e administrados, o que facilita que empresas com pequenos ou grandes times de marketing consigam tocar uma estratégia de maneira prática, econômica e rápida.

E-mail marketing

O e-mail continua sendo uma eficiente ferramenta para comunicação entre as marcas e o seu público e, consequentemente, uma forma de prospecção de clientes.

Por meio dele, é possível enviar textos personalizados de acordo com as necessidades do seu público-alvo.

E-mail marketing significa planejar e criar sequências de e-mails com diversos objetivos, como, por exemplo, nutrição de leads, fortalecimento da imagem da sua marca, comunicação com potenciais clientes e até vendas diretas.

Além disso, através das ferramentas de automação utilizadas é possível segmentar as listas de contato de acordo com taxa de resposta, abertura de e-mail, dentre outros dados.

Como pudemos ver, a prospecção de clientes pode ser feita de diversas formas, principalmente se você usar a internet.

É importante entender que atrair novos clientes tem demandado cada vez mais estudo e preparo por parte dos empreendedores.

Todas as suas ações nesse sentido devem estar alinhadas em um plano de marketing eficiente, que garanta a competitividade e os resultados da sua empresa.

Gostou de nossas dicas para a prospecção de clientes? Me coloco inteiramente à disposição para auxiliar todos vocês sobre ferramentas de Marketing Digital e como elas podem melhorar os resultados da sua empresa!

(Fonte: https://automacaodevendas.com/prospeccao-de-clientes/)



Denio Barros
Consultor Comercial & Especialista em Estratégias Digitais
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