Centro de Custos: você sabe o que é e quais são os benefícios em utilizá-lo na sua empresa?

De forma prática e objetiva, Centro de Custos é um método organizacional eficiente para que possamos agrupar despesas e receitas de uma empresa, de forma que seja prático realizar uma análise desses dados. Geralmente são representados por projetos ou departamentos de uma empresa (equipe de marketing, equipe de design, finanças, administrativo, projetos sociais etc).

Conhecer todos os dados possíveis de uma empresa é essencial para conseguir controlar as finanças e gerir da melhor forma possível a saúde financeira da mesma. Por não utilizar o Centro de Custos ou utilizar de forma incorreta, muitos empreendedores acham difícil ou não conseguem analisar como está a saúde financeira da sua empresa e até mesmo saber qual o ponto de equilíbrio em cada departamento da mesma (quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos). Com o uso correto do Centro de Custos será possível realizar uma filtragem mais eficiente de relatórios, simplificando a análise dos dados da empresa, podendo, por exemplo, identificar quais departamentos são mais rentáveis para a empresa, como também quais são os maiores custos fixos ou variáveis da empresa por departamento, projeto ou equipe, podendo identificar de forma fácil quais desses custos podem ser reduzidos ou não, assim como onde deve haver um maior investimento etc.

Um Centro de Custos vai te ajudar na gestão financeira da sua empresa, assim como na identificação dos setores ou serviços que necessitam aumentar ou reduzir gastos ou investimentos. 😀